FANDOM

Predefinição:Info/Língua

!O!ung, Cungo, ǃKung ou !ʼOǃKung é um grupo de dialetos norte das Línguas Juu, que formam um "continuum", considerado como parte da família das Línguas khoisan. Cungo é falado no norte da Namíbia. sul de Angola por cerca de 15 mil pessoas do grupo San. Essa quantidade é incerta, pode haver dupla contagem, em função de grupos com mais de uma denominação. É falada pelo povo !kung

Outros nomes Editar

!O!ung também é conhecida como Qxü, ǃXû(n), ǃKu, ǃHu, ǃKhung, ǃXung, !O!kung e regionalmente chamada de Maligo ou ǃXu-Angola, ǃKung-Ekoka, ʼAkhoe, Vasekela.

Geografia Editar

!O!ung é falada na Namíbia e em Angola, nas proximidades do rio Okavango e território de Ovamboland, área da Fronteira Angola-Namíbia.

Situação atual Editar

!O!ung está em vias de extinção, assim com a maioria das línguas Khoisan, em função de intrusão das culturas bantas e Khoi. Assim, as línguas Herero e Nama estã cada vez mais sendo faladas pelos Kung-ekoka e pelos caçadores-coletores de línguas Khoisan cujas área de ação vêm sendo invadidas por assentamentos de fazendeiros Bantos e Khoi.

Fonologia Editar

!O!ung apresenta um dos maiores inventários de sons dentre as línguas do mundo. A quantidade total depende de como cada linguista considera os "Cliques" presentes na língua, mas algumas autoridades mais confiáveis consideram que são 48 os sons "cliques"[1]. O dialeto "Ju" apresentam ainda mais sons. language|Juǀʼhoan]].

Alguns contrastes do !O!ung:

!O!ung distingue entre três a cinco Tons em suas vogais.

Gramática Editar

!O!ung é, em geral, uma língua isolada, na qual o significado das palavras varia pela adição de outras palavras separadas (artigos, adjetivos, advérbios, preposições, etc), não com Afixos ou com alterações na estrutura da palavra. Há uns poucos Prefixos, usados, por exemplo, para plurais distributivos que são formados com Sufixos -si or -mhi nos substantivos. Em geral, porém, os significados ão expressos por grupos de palavras, não por afixos.

Em !O!ung não há uma distinção formal do plural, sendo os sufixos -si and -mhi são opcionais no uso. Sua tipologia é Advérbio-Sujeito-Verbo-Objeto. Por exemplo: "a serpente morde o homem" é representada como Predefinição:Unicode (Predefinição:Unicode - serpente, Predefinição:Unicode - morder, zhu - homem). Kung-ekoka aplica contornos tonais para palavras e para frases. O vocabulário é diferenciado de forma fina e detalhada para animais, plantas e condições típicas do Kalahari, onde a língua é falada. Uma planta local, a Grewia é denominada por cinco palavras diferentes, uma para cada sub-espécie da planta.

Referências Editar

Predefinição:Refbegin

Notas

Predefinição:Referências

Bibliografia
  • Snyman, Jan Winston. 1980. The relationship between Angolan ǃXu and Zuǀʼõasi. In Bushman and Hottentot linguistic studies 1979, pp. 1-58. Ed. J. W. Snyman. University of South Africa (UNISA), Pretoria.

Predefinição:Refend

Predefinição:Ligações externas Editar

Predefinição:Línguas de Angola Predefinição:Portal3br:Koungeg ca:!O!ung en:ǃʼOǃKung es:Idioma cungo it:Lingua !o!ung pl:Język !o!kung

Também no FANDOM

Wiki aleatória