FANDOM

Arquivo:College de pataphysique-BV.jpg

A 'patafísica, definida como a "ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções," [1] foi criada pelo dramaturgo francês Alfred Jarry, escritor, morto em 1907, autor de obras como Ubu Rei e Dr Faustroll.

Frequentemente se expressa por meio de uma linguagem aparentemente nonsense, resultando em um modo pessoal e anárquico de explicar o absurdo da existência.[2]

A 'patafísica teria por missão explorar os campos negligenciados pela física e metafísica. O grupo tinha um pai espiritual e reunia o barão Mollet (amigo de Jarry e de Guillaume Apollinaire), Michel Leiris, Eugène Ionesco, Pascal Pia, Jacques Prévert.

Etimologia Editar

Literalmente ’Patafísica (contração do grego antigo ἐπὶ τὰ μετὰ τὰ φυσικά - epì tà metà tà phusiká) significa "o que está acima (do que está além) da física" ("depois da física" designando a metafísica). Além disso, Jarry indica que o apóstrofo,[3] que precede o nome, serve para evitar o que seria um "trocadilho fácil" (em francês),[4] e faz remontar essa ciência a Ibícrates, o geômetra, e a Sofrotatos, o armênio.

Colégio de 'Patafísica Editar

O Colégio de ’Patafísica, fundado em 1948, publica uma revista, Viridis Candela, na qual apareceram, entre outros, os primeiros textos de Ionesco, vários textos inéditos de Boris Vian, Jarry e Julien Torma, bem como os primeiros trabalhos do grupo Oulipo. Marcel Duchamp também foi "sátrapa" do Collégio de 'Patafísica, em 1953.

Gilles Deleuze (sobretudo em Critique et clinique et L’Île Déserte) desenvolve a idéia de que ao criar a patafísica, Jarry abriu caminho para a fenomenologia. Predefinição:Referências

Predefinição:Ligações externas Editar

Predefinição:Minecraftquote

Predefinição:Esboço-filosofia Predefinição:Esboço-literaturaca:Patafísica de:’Pataphysik el:'Παταφυσική en:'Pataphysics es:Patafísica fi:’Patafysiikka fr:'Pataphysique gl:'Patafísica it:Patafisica ja:パタフィジック nl:'Patafysica no:’Patafysikk pl:'Patafizyka sv:Patafysik tr:Patafizik

Também no FANDOM

Wiki aleatória