Predefinição:Info/Jogo

Minecraft é um jogo eletrônico sandbox e independente que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson[1] e atualmente está em versão Beta. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de Maio de 2009.[2] A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.[3]

O jogo envolve o manuseio do jogador, bem como a interação de vários tipos de blocos entre si em um ambiente tridimensional. O jogador assume um personagem que pode destruir, criar ou transformar blocos, podendo fazer amontoados deles e montarem edifícios.

O jogo também possui o modo multiplayer, onde os jogadores premium (que pagaram pelo jogo) podem se conectar a partir de um IP de servidor. Esses servidores não são administrados pela Mojang AB, mas sim por pessoas físicas, que pagam e realizam a manutenção do servidor.

O jogo teve grande destaque na mídia quando foi considerado um dos melhores jogos independentes de 2010. Também vendeu mais de 1 milhão de cópias no dia 12 de Janeiro de 2011, pouco depois da versão Beta do jogo ter sido lançada.[4][5] De acordo com Notch, ainda, o jogo deixará de ser Beta no dia 11 de Novembro de 2011. Ele também diz que mesmo com o jogo lançado, o jogo receberá constantes atualizações.[6] O suporte ao iOS e Android será feito em breve.[7] Temporariamente, a versão do Minecraft no Android será exclusiva do Xperia Play.[8] A versão para Xbox 360 com Kinect está em desenvolvimento pela 4J Studios.[9]

Jogabilidade Editar

A jogabilidade é principalmente focada na construção. O mundo de Minecraft é basicamente feito de diferentes tipos de cubos, como areia, terra ou pedra. O jogador pode tanto colocar quanto quebrar esses blocos, podendo ser utilizados para criar várias construções. Além de cubos tem varios itens com variadas funções.

Atualmente, existem três versões do jogo: Survival,Classic e Creative. O primeiro, que ainda está sendo trabalhado e está em fase beta, é pago e possui monstros, possibilidade de fabricar itens, além da intenção de sobreviver contra monstros. O segundo é gratuito, mas serve somente para modelar o "mundo" onde você está. Você já tem blocos no inventário, e não pode fabricar itens. Já o terceiro é a continuação do Classic para a versão paga do jogo, mas com algumas melhorias e novos blocos e também está sendo trabalhado junto ao Survival em fase beta.

O jogo disponibiliza o modo multiplayer também, mas não são servidores oficiais da Mojang, sendo hospedados por pessoas comuns ou grupos. Para entrar nesses servidores, é necessário o IP do servidor.

SurvivalEditar

Arquivo:Mine beta131.jpg

A versão beta do jogo é sucessor da versão Alpha após uma série de atualizações. O jogo entrou em fase beta no dia 20 de Dezembro de 2010.[10] É a única versão que está sendo atualizada e disponível para quem pagou o jogo. Esta versão é focada na sobrevivência do jogador, com os modos Single-Player e Multi-player disponíveis.

O jogador inicia num grande mapa, composto de planícies, montanhas, cavernas, lagos congelados, florestas, entre outros tipos de terreno.[4] O mapa pode ser desde um deserto a um mapa coberto de neve. O jogo também possui um sistema de dia e noite.

O jogador pode adquirir diferentes recursos e ferramentas, armas, comidas e vários outros itens. Com recursos melhores, o jogador pode criar armas e ferramentas mais poderosas. No caso de uma picareta, por exemplo, teremos a possibilidade de quebrar rapidamente uma pedra ou outro bloco. Também existe um sistema de fome, onde o jogador deve se alimentar em certo tempo. O jogo também possui um sistema de inventário, limitando o usuário a uma quantia de itens.

Durante o dia, vários monstros não-hostis surgem no mapa, podendo ser caçados, obtendo-se alimentos ou itens. Já os monstros hostis, como aranhas, zumbis ou esqueletos arqueiros, surgem em locais escuros, normalmente na noite ou em cavernas, que podem ser enfrentados, podendo obter itens e experiência. Existe também uma barra de saúde que pode acabar com ataques de monstros, quedas, danos naturais (como cair na lava), podendo ser recuperada se alimentando ou jogando no modo "Peaceful" (Pacífico), onde os montros não aparecem, e sua barra enche automaticamente. Caso o jogador morra, seus itens cairão e sua experiência e ficarão espalhados no local onde ele morreu e o seu personagem aparecerá no ponto onde ele entrou na primeira vez no mapa, ou ao lado da cama, se a mesma já tenha sido feito e utilizada. Os itens podem ser recuperados antes de terem desaparecidos, caso o jogador consiga voltar ao lugar de sua morte.

O jogo também possui um sistema complexo, com o motor de física do jogo. No caso, o sistema é baseado em primitivos circuitos elétricos e portas lógicas. Um dos usos desses sistemas é para abrir ou fechar uma porta apertando um botão conectado com o sistema elétrico ou piscando sobre uma placa de pressão. Sistemas mais complexos podem ser feitos com a unidade lógica e aritmética - como as usadas em CPUs[11].

O Mapa é continuamente gerado pelo jogo, conforme o jogador vai explorando o mapa. As unidades de exploração são chamadas "Chunks". Estas unidades ocupam no minimo 50X50 blocos, do céu até o "BedRock"

CreativeEditar

Arquivo:Minecraft Creative Mode.png

Um modo totalmente diferente do Survival, destinado à construções. No Creative (Criativo), o jogador não tomará dano, não terá fome e poderá voar pelo mundo. É possível obter itens de forma infinita. Monstros podem surgir, mas não irão dar dano ao jogador.

ClassicEditar

Arquivo:Minecraft classic.png

Uma variante do Minecraft é o Classic (Clássico). Possui apenas a jogabilidade básica do jogo, que é construir e destruir blocos. Isso retira a preocupação contra possíveis monstros hostis ou cair na lava. O jogador recebe um estoque ilimitado de blocos. O jogador também pode partir qualquer coisa à sua frente. Alguns blocos não estão disponíveis, além de não terem sua função como no Beta pós essa versão é o Creative da versão Pré 0.30. O modo Classic é disponível gratuitamente, mas não é atualizado.

OutrosEditar

Itens: São basicamente coisas que você pode levar em seu inventário, quando blocos são quebrados você recebe eles em forma de itens.

Seeds: Recentemente foi adicionado em Minecraft a geração de "Seeds". Seeds são usadas para gerar o mapa especificamente, por exemplo, se for usada a Seed: Wiki, na versão 1.8.1, todos que usarem esta seed na versão 1.8.1 terão o mesmo mapa. Embora não queira dizer que os jogadores apareçam exatamente no mesmo sítio do mapa.

Recepção Editar

Minecraft é considerado um grande jogo, recebendo críticas positivas e uma notável quantidade de vendas[4].

Igor Pankiewicz, do Baixaki Jogos, acredita que "O sucesso dele dependeu apenas de uma dose de conhecimento em programação e de uma ótima ideia"[1]. Desde 17 de Setembro de 2010, a Penny Arcade, que produz webcomic de vídeo-games, começou a produzir quadrinhos sobre Minecraft[1].

A PC Gamer classifica Minecraft como o quarto melhor jogo para jogar durante o trabalho[12]. A Gamasutra nomeou Minecraft como o oitavo melhor jogo de 2010[13]. A PC Gamer do Reino Unido classificou Minecraft como o melhor jogo de 2010. Na Independent Games Festival de 2011, que ocorreu em Março, Minecraft recebeu dois prêmios, o de "Escolha do Público" e o Prêmio "Seumas McNally"[14][15].

Vendas Editar

Em Setembro de 2010, após o tempo que o jogo ficou como gratuito por uma semana[16], Minecraft vende mais de 25 mil cópias, em 24 horas. Em 12 de Janeiro de 2011, pouco depois do lançamento da versão Beta, Minecraft atinge 1 milhão de vendas[4][5]. Nota-se a falta de uma publicadora de jogos eletrônicos e nenhum comercial, sendo apenas divulgação pelo "boca-a-boca". No começo de Julho de 2011, o jogo já possui mais de 10 milhões de usuários cadastrados e mais de 2,7 milhões de vendas[17], arrecadando mais de US$40 milhões de dólares, apesar das taxas da Paypal, Persson ainda diz, "Mas ainda assim é uma boa quantidade de dinheiro".[18][19]

Predefinição:Referências

Predefinição:Ligações Externas Editar

bg:Minecraft cs:Minecraft da:Minecraft de:Minecraft en:Minecraft es:Minecraft et:Minecraft fi:Minecraft fo:Minecraft fr:Minecraft ga:Minecraft gl:Minecraft he:Minecraft hu:Minecraft is:Minecraft it:Minecraft ja:Minecraft ka:Minecraft ko:마인크래프트 lt:Minecraft ms:Minecraft nl:Minecraft no:Minecraft pl:Minecraft ro:Minecraft ru:Minecraft simple:Minecraft sv:Minecraft tr:Minecraft zh:Minecraft

Erro de citação: existem marcas <ref>, mas nenhuma marca <references/> foi encontrada

Também no FANDOM